Responsabilidade Social

Fundação Educacional Ipanema

A Fundação Educacional Ipanema é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa e financeira, sem vínculo partidário ou religioso, que tem como objetivo principal e permanente investir esforços a fim de implementar a educação profissional em toda a sua área de atuação, ou seja, Município de Sorocaba e região.

História da Fundação

2000
Inauguração
Em 25 de Maio de 2000, em comemoração ao dia da indústria, com apenas uma sala de aula, o Projeto Piloto da Escola Técnica deu início às suas atividades com os cursos de qualificação profissional. O Projeto Piloto foi um sucesso, confirmando a necessidade das indústrias de mão de obra especializada e principalmente, o interesse dos cidadãos de Iperó em busca de qualificação profissional.
2000
2004
Parceria SENAI SP
O Centro Educacional firmou parceria com o SENAI-SP para abertura do Curso de Aprendizagem Industrial em Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais, duração de um ano, 800 horas, totalmente gratuito, à adolescentes e jovens de 14 a 24 anos.
2004
2006
Sede própria
A Fundação Ipanema recebeu de doação um imóvel do Sorocabano Esporte Clube de Iperó, que passou a ser sua sede própria e ofereceu estrutura para a ampliação de suas atividades, permitindo a ampliação do Curso de Aprendizagem de Mecânico de Usinagem para 1600 horas, em dois anos. Hoje os jovens já trabalham com máquinas mais complexas, como Centros de Usinagem computadorizados e Tornos CNC, preparando-o ainda mais para a atuação nas indústrias de Iperó e região.
2006
2007
Programa Preparando para o Futuro
Criado o programa Preparando para o Futuro, atendendo adolescentes concluintes do ensino fundamental e do ensino médio. Nesse programa, o objetivo é prepara-los para as avaliações de seleção de cursos técnicos e profissionalizantes, assim como auxiliá-los na construção de seu projeto de futuro profissional, incluindo as escolhas de carreira e trabalho;
2007
2009
Criança Esperança
Conquistou a seleção para apoio do “Criança Esperança”, cujo recurso foi utilizado para a ampliação do Projeto Artes Sacras levando-o para os bairros mais vulneráveis e compra de materiais e equipamentos para a confecção das peças em argila.
2009
2011
LEGO
O Projeto Bloco a Bloco (em parceria com o Instituto Aprender Fazendo),onde os educandos tem acesso a atividades de robótica e são incentivados a identificar um problema em seus bairros, comunidades ou cidades e buscar soluções, materializando-as em forma de maquete com peças de LEGO.
2011
2013
LEGO Premiação
O Projeto Bloco a Bloco, já bem estruturado, possibilitou a classificação da escola no 2º lugar do Prêmio de Maquetes - Kit Lego.
2013
2019
Em busca da Escola Técnica
Foi iniciado um trabalho na busca do apoio da comunidade para a construção de uma escola técnica no imóvel de 23 mil metros quadrados que a Fundação recebeu em doação no ano de 2002 e foi iniciado junto ao SENAI-SP negociações para o desenvolvimento de um curso técnico profissionalizante na área de Planejamento da Produção, focado na gestão vislumbrando a Indústria 4.0.
2019
Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site.